Segundo o Conselho Federal de Farmácia, atualmente o Brasil possui em torno de 70,4 mil farmácias, das quais 72% são representadas pelas independentes e 14% são ocupadas pelas grandes redes.
Devido ao grande número de estabelecimentos, não basta apenas fazer o mínimo e esperar pelos clientes, é preciso atraí-los. Pensando nisso, selecionamos dez dicas importantes para você. Confira no artigo a seguir.
Como atrair mais clientes:
1. Invista em um bom atendimento
Um atendimento de qualidade é premissa básica do sucesso e é uma das mais eficientes ferramentas de marketing para este setor. Ninguém gosta de ser mal atendido. Seja cordial e demonstre interesse pois a qualidade do atendimento poderá fazer com que o seu cliente divulgue o seu serviço: o famoso boca a boca, conhecido tecnicamente como Buzz Marketing.
Essa é uma estratégia de Marketing que tem o objetivo de fazer com que os clientes comentem sobre uma marca, o que contribui para aumentar o número de vendas.
2. Invista em serviços farmacêuticos
Serviços farmacêuticos são definidos como um conjunto de serviços de natureza clínica, que podem ser prestados pelo farmacêutico em farmácias e drogarias.
Esses serviços auxiliam as pessoas na promoção e proteção da saúde, detecção de riscos, autocuidado e adesão ao tratamento. Além disso, contribuem para que sua farmácia seja vista como um estabelecimento de saúde.
São vários os serviços farmacêuticos que podem ser oferecidos no seu estabelecimento dentre eles, a conciliação de medicamentos; o seguimento farmacoterapêutico e o rastreamento em saúde, que envolve a realização de Testes Laboratoriais Remotos – Testes rápidos.
Os Testes Laboratoriais Remotos constituem uma excelente estratégia para atrair mais clientes para a sua farmácia.
Perfil Lipídico, Hemoglobina Glicada, Glicemia, Beta-hCG, HIV, Dengue, Influenza e Sífilis são apenas alguns exemplos de testes que podem ser oferecidos para os seus clientes. Eles contribuem para a criação de um vínculo entre o farmacêutico e o paciente.
Assim, seus clientes não irão procurar a sua farmácia somente quando precisarem de algum medicamento e sim para cuidar da própria saúde por meio da detecção de doenças e da orientação oferecida pelo farmacêutico.
3. Faça parcerias com profissionais de saúde
Buscar parcerias com outros profissionais da área de saúde é uma boa forma de atrair mais clientes para a sua farmácia.
Ao verificar a pressão de um paciente ou ao realizar o exame de perfil lipídico, você pode indicar um especialista. Em contrapartida, esse especialista indica a sua farmácia para os pacientes atendidos por ele.
4. Invista em materiais explicativos
Os materiais explicativos são importantes, no entanto, são mais efetivos como material de apoio à informação falada. Ter materiais impressos é interessante porque os clientes podem levá-los para casa. Desta forma, irão contribuir para a disseminação do seu serviço.
Durante a elaboração desses materiais, utilize uma linguagem clara e evite o uso de termos muito técnicos, ou procure explicá-los. Um formato interessante, que facilita a compreensão é o formato de perguntas e respostas. Também é interessante evitar textos muito longos pois eles podem tornar a leitura cansativa.
5. Invista na capacitação da sua equipe
A capacitação da equipe é fundamental para oferecer um bom serviço e deve ser focada nas competências.
Evite treinamentos genéricos e dê preferência para treinamentos voltados a processos, definidos de acordo com os serviços que a sua farmácia oferece.
6. Invista em Atenção Farmacêutica
Um dos grandes diferenciais da Atenção Farmacêutica é o processo de cuidado ao paciente e esse cuidado contribui para a atração de clientes.
A Organização Mundial da Saúde, em conjunto com as organizações profissionais farmacêuticas têm exercido uma importante influência na definição do papel do farmacêutico. Segundo recomendações, todo farmacêutico deve adotar o conceito de atenção farmacêutica na sua prática profissional.
7. Invista em publicidade e na fachada
Divulgar a sua farmácia e os novos serviços oferecidos em jornais, revistas e nas rádios pode contribuir para alavancar as vendas, sobretudo em cidades pequenas. Investir na fachada da farmácia é essencial para vender mais, especialmente quando falamos de empresas de pequeno e médio porte no varejo.
Essa parte da comunicação visual do empreendimento funciona como uma espécie de cartão de visitas para atrair clientes. Mesmo sem grandes verbas de publicidade, a marca pode explorar ao máximo esse “marketing do ponto de vendas”. Daí a importância de uma frente de loja bem produzida, original, condizente com a proposta de negócio, limpa e atraente.
A marca corporativa e a estética andam de mãos dadas. Ao longo dos anos, pesquisas mostraram que as empresas que usam a estética na tentativa de ajudar seu reconhecimento tendem a demonstrar melhores resultados.
8. Tenha um site completo
Atualmente a maioria das pessoas realiza buscas na internet. Ter um site é importante para divulgar o seu negócio. Seu site precisa ser completo e profissional, além de possuir as informações básicas de contato e sobre os serviços oferecidos.
9. Crie um blog para divulgação de conteúdo
De acordo com uma pesquisa realizada recentemente, oito em cada dez brasileiros costuma utilizar a internet para buscar informações sobre sua saúde e os efeitos de medicamentos. Em comparação com 11 países, o mesmo estudo revelou que o Brasil ficou em 5º lugar no ranking de países que mais pesquisam sobre a saúde. Desta forma, criar um blog para a divulgação de conteúdos relacionados à essa área pode contribuir para a atração de novos clientes.
10. Esteja presente nas redes sociais
Segundo pesquisas, mais de 100 milhões de brasileiros estão conectados nas redes sociais. Estar presente nessas redes é ser lembrado.
Invista em informações relevantes para o seu cliente: novidades na área da tecnologia, dicas de saúde e bem-estar e promoções. Não esqueça de aproveitar para divulgar os novos serviços.
Preciso aplicar todas as dicas?
Neste artigo falamos sobre algumas ações que podem ser aplicadas no seu estabelecimento. Mas fique tranquilo. Você não precisa aplicar todas as dicas de uma vez só.
Selecione aquelas que mais fazem sentido para o seu estabelecimento hoje. Refletir sobre os serviços farmacêuticos que podem ser oferecidos já é um ótimo começo uma vez que esses serviços contribuem para que os seus clientes vejam a sua farmácia como um estabelecimento de saúde.
Fonte: Hilab
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