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30 dicas para melhorar a organização de produtos na farmácia

Atualizado: 5 de jul. de 2021

Para aumentar as chances de conquistar os clientes e obter bons resultados de vendas nos negócios é importante ter uma boa organização de produtos na farmácia, além de uma padronização para expor os itens no ponto de venda.



Uma boa exposição e organização de produtos na farmácia, com os itens expostos de forma ordenada e fácil identificação das categorias conquista os consumidores e ajuda na fidelização do cliente.


A gestão de uma loja exige atenção a muitos detalhes que podem fazer a diferença nos resultados. Além dos conhecimentos sobre varejo, é fundamental sempre consultar a legislação sobre propaganda e exposição de produtos na farmácia.


A correta exposição dos itens e a utilização do mobiliário adequado ajudam na organização de produtos na farmácia e influenciam no resultado do negócio. Confira 30 dicas que podem ajudar você na organização de produtos na farmácia para ter resultados cada vez melhores:


Locais para produtos de grande demanda


Os produtos líderes de categoria geralmente são expostos no final dos corredores e em locais distantes da entrada da loja. Esse tipo de organização de produtos na farmácia estimula o cliente a entrar na loja e conhecer outros itens ofertados no caminho.


Locais para itens de alto giro

Exponha os itens que geram alto tráfego na farmácia próximo dos locais que são pouco frequentados no ponto de venda.


Embalagem visível ao consumidor


Organize a exposição de produtos na farmácia de forma padronizada em que todos os itens estejam com o melhor lado da embalagem para frente, ou seja, voltado para a visão do cliente.


Leitura de nome e marca facilitada

Priorize a organização de produtos na farmácia em que as embalagens estejam expostos com os nomes e as marcas bem visíveis.


Precificação posicionada abaixo dos produtos

É importante checar se todos os preços estão posicionados abaixo dos produtos corretos, para evitar confusão de informações junto ao cliente.


Organização em ordem crescente de demanda


Agrupe as subcategorias e os sabores em ordem crescente de demanda, ou seja, coloque primeiro na visão do cliente os itens que vendem mais.


Exposição organizada por tamanho de embalagem

Nas gôndolas, uma dica é posicionar as embalagens menores nas prateleiras que estão na altura do quadril e as maiores nos expositores mais baixos.


Ponta de gôndola totalmente preenchida com produtos


Na ponta de gôndola, verifique se os três lados do mobiliário possuem produtos virados para o consumidor.


Bom posicionamento das embalagens


Nos expositores, evite organizar os produtos com os lados menores da embalagem para frente.


Produtos da mesma categoria sempre juntos

Um erro comum na organização de produtos na farmácia é posicionar os itens da mesma categoria separados em diferentes prateleiras. É muito importante para a experiência de compra do consumidor que esses produtos estejam juntos, assim ele consegue optar pelo que melhor atende a necessidade naquele momento.


Produtos de baixo giro em pouco espaço


Evite reservar grandes espaços nas gôndolas para os produtos de baixo giro. É importante ressaltar que ter um bom mix de produtos para oferecer maior gama de opções ao consumidor é fundamental. Mas, vale lembrar que ter clareza dos produtos que realmente têm maior rotatividade e essencial para a estratégia de reposição e de vendas.


Posicionamento de itens de alto giro


Expor os produtos de alto giro em uma altura abaixo do joelho do cliente ou atrás de balcões de vidro pode desestimular a compra pelo consumidor. Dar destaque para esses produtos é fundamental para o resultado de vendas.


Clareza na sinalização dos setores

Distribua os produtos conforme os setores da farmácia e certifique-se que a sinalização está clara para o facilitar a procura do produto na loja pelo cliente.


Quantidade insuficiente de itens


Evite deixar apenas uma embalagem de cada produto exposto na gôndola. Isso dá a impressão que o produto está acabando ou saindo de linha. Manter o mobiliário da loja bem abastecido é fundamental para uma boa organização de produtos na farmácia.


Promoções sem exageros


É sempre bom evitar o excesso de ilhas promocionais na farmácia. Use a estratégia de forma objetiva. É imprescindível ter clareza na estratégia de PDV. Certamente é mais assertivo investir numa estratégia bem desenhada do que fazer várias ações para tentar acertar o que pode dar certo. Isso acaba gerando certa confusão na cabeça do consumidor, que não sabe no que realmente deve prestar atenção em relação ao que a loja está comunicando.


Precificação nas ofertas


As promoções e ofertas precisam estar precificadas com todas as informações visíveis ao consumidor.


Limpeza e higiene dos produtos


Cuidar da limpeza das embalagens e mobiliário, assim como da frente da loja, balcões e do chão é fundamental para garantir um visual agradável no ponto de venda.


Produtos mal posicionados


Produtos deitados, de lado ou mal expostos dificultam a visualização do nome e/ou da marca, o que pode desestimular a compra pelo consumidor. Lembre-se que a organização de produtos na farmácia é extremamente importante para aumentar o ticket médio dos clientes enquanto eles circulam pela loja em buscam do que vieram comprar.


Locais para os cestões


Evite colocar cestões de ofertas ou produtos expostos muito próximos à entrada da farmácia. Coloque-os há pelo menos 1 metro para dentro do ponto de venda.


Tipo de produtos nos cestões


Coloque apenas um tipo de produto em cada cestão de ofertas. Isso melhora a visibilidade para o consumidor e estimula a compra.


Escolha dos produtos para ponta de gôndola


As pontas de gôndola são os locais mais atrativos para exposição de produtos na farmácia. Uma dica é utilizar esse espaço para colocar lançamentos e ofertas sazonais relacionadas com as datas comemorativas.


Organização dos itens expostos


As mercadorias expostas devem estar bem alinhadas e sem a mistura de embalagens. Assim a visão do cliente dessa categoria nas prateleiras fica mais agradável e ele consegue visualizar melhor cada tipo de produto.


Exposição de embalagens por cores


Evite expor os produtos de mesma cor de embalagem muito próximos um do outro, isso dá a sensação de monotonia ao cliente.


Organização ideal dos produtos


Nas gôndolas, o ideal é separar as cores das embalagens semelhantes e arrumar as caixas por tamanho. Faça a organização de produtos de forma vertical e sequencial.


Checagem de toda a loja


Após a arrumação de todos os produtos no ponto de venda, é interessante observar a loja e ter uma visão geral de todos o espaço de vendas para analisar se as composições e comunicações estão em harmonia e não causam confusão de entendimento aos clientes que entram e circulam pela drogaria.


Produtos certos para impulsionar as vendas


Coloque próximo à porta da farmácia itens que chamem a atenção dos clientes. A escolha do tipo de produto vai depender do perfil do público que a farmácia atende. Por exemplo, se a drogaria tem um formato popular, os produtos mais indicados para exposição na entrada da loja são os de baixo custo e alto giro.


Iluminação na farmácia


Instale luminárias de qualidade em toda a drogaria. A iluminação valoriza a exposição dos produtos na farmácia e melhora a experiência de compra do consumidor. Lembre-se que a sua loja é um estabelecimento de saúde. Portanto, a iluminação é fundamental. Se quiser chamar a atenção da população que circula pela calçada, uma loja escura certamente terá o efeito contrário.


Exposição na vitrine


Use as vitrines para expor produtos chave e alavancar as vendas na farmácia. Cuidado para não misturar muitos elementos e não causar poluição visual.


Cuidados com medicamentos tarjados


Não coloque medicamentos tarjados nos cestões ou em outros locais fora do balcão. Verifique sempre o que é permitido na legislação. É preciso ter em mente que a fiscalização em algumas cidades é bastante forte e expor produtos controlados no autosserviço pode gerar problemas para a sua drogaria.


Treinamento da equipe


O treinamento de toda a equipe de colaboradores é fundamental para manter a organização e abastecimento da loja. É papel da equipe arrumar as prateleiras e sempre repor os produtos quando necessário. Isso ajuda a evitar que o produto não esteja na prateleira quando o consumidor procurá-lo.

Muitos gestores se preocupam apenas com as estratégias de preços, mas uma boa exposição e organização de produtos na farmácia também são fundamentais para garantir a prosperidade do negócio. Utilize as dicas na sua farmácia e boas vendas!



Fonte: Farmarcas

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